Histórico de vida

Amara de Vasconcelos Alves Santiago, conhecida na intimidade como Mara Santiago, nasceu nesta cidade de Amaraji, no dia 07 de julho de 1930, fez o curso pedagógico na Escola Pinto Junior na cidade do Recife. Começou a ensinar na sua cidade, nomeada pelo prefeito Sebastião Gomes de Andrade, tendo exercido as funções de diretora do Grupo Escolar Dom Luiz de Brito, onde exerceu sua função de professora estadual, até sua aposentadoria. Ensinava com dedicação e amor todas as matérias, especialmente a cadeira de português, sendo amada por milhares de crianças e adultos que tiveram a honra de ser seus alunos. Amara de Vasconcelos Santiago, foi uma das fundadoras do Colégio Cenecista São José da Boa Esperança, onde lecionou português e artes plásticas nos cursos: ginasial, pedagógico, e contabilidade. Filha de Erasmo José Alves e Levina de Vasconcelos Alves, seu pai, homem simples e modesto, destacava-se entre os mais ilustres conhecedores da língua portuguesa, porém não valorizado pelos seus conterrâneos; escreveu vários poemas, e o livro intitulado "Politicagem de Aldeia", que vale a pena ser lido. Amara de Vasconcelos Alves Santiago, promotora das melhores festas sociais de Amaraji, escreveu um livro de poemas denominado "Amaraji Sem Retoques", foi autora do hino de Amaraji, cuja música foi adaptada pelo padre José Leão Lanffermam. Escreveu poesias românticas, liricas, e realísticas, entre outras a intitulada "O Meu Funeral", esta foi publicada e cumprida no seu funeral, em 30 de agosto de 2001. Amara de Vasconcelos Santiago, era de temperamento expansivo, comportamento excêntrico, romântico, realístico. Casou em 06 de dezembro de 1963, com Israel Agostinho Santiago, sendo mãe de três filhos: Ana Paula de Vasconcelos Santiago, psicologa, casada; Helder de Vasconcelos Santiago, comerciante, casado; e Israel Agostinho Santiago Junior, Engenheiro Agrônomo, casado. Era irrequieta, caridosa, bondosa, perdoava à todos, e por todos era perdoada, por sua sinceridade e positivismo. Era espiritualista, temente à Deus. Teve um final feliz, junto ao seu esposo, com dedicação mutua e seus filhos, verdadeiros amigos. Amara de Vasconcelos Santiago, assistia diariamente as 6:00, o culto transmitido pela BAND - Igreja das Graças, ajoelhada fez a oração final, após tomar café, que ela fez questão de servir; as onze horas serviu o almoço a seu marido e sua filha Ana Paula, sentou-se para escrever algo referente ao museu de Amaraji, ficou a sós com Deus; as 12:30 teve um infarto fulminante, e ao ser conduzida ao hospital de Amaraji deixou nosso planeta, era seu dia, aguardamos o nosso dia. Foi uma pedra preciosa que brilhou por muito tempo em Amaraji. Deus a levou, para brilhar na eternidade, junto com os seus anjos em lugar feliz, foi exemplo de vida aqui, e será no além.


sexta-feira, 24 de agosto de 2012

TRE REALIZA MULTIRÃO PARA JULGAR PEDIDOS DE CANDIDATURAS

A sessão do Tribunal recomeçou às 15h30 e entre os 100 processos na pauta até as 19h10 já tinham sido julgados 72, enquanto três tiveram pedidos de adiamento. O recurso do candidato a prefeito do Recife pelo PRTB, Esteves Jacinto Braz, que apresentava irregularidades nas prestações de contas e também problemas de quitação eleitoral, foi negado, unanimemente, pelo pleno do TRE-PE. A relatoria do processo foi do Desembargador José Fernandes Lemos. Após o internavalo da noite, foram julgados mais 15 feitos da pauta.
 
Entre os recursos que foram examinados pelos Desembargadores estavam os dos candidatos a Prefeitos dos municípios de Tabira, Primavera, Moreno, Chã Grande, Gravatá, Timbaúba, Casinhas, São Lourenço da Mata, Ribeirão, Amaraji, Solidão, Panelas, Brejão e Belo Jardim, que teve julgamento suspenso em função do pedido de vista do Desembargador José Fernandes de Lemos.
 
A Corte do Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE), formada pelos Desembargadores Ricardo Paes Barreto (Presidente), José Fernandes Lemos (Vice-Presidente), Carlos Damião Lessa (Corregedor), Virgínio Carneiro Leão, Luiz Alberto Gurgel, Roberto de Freitas Morais e Ronnie Preuss Duarte, reuniu-se em sistema de mutirão, desde às 10h da manhã desta quinta-feira (23/8), para julgar os recursos de impugnação de registro de candidatura, advindos de todo o Estado de Pernambuco.
Dos 64 processos previstos para esta primeira parte do dia, 54 já foram julgados e 10 adiados para sessão da parte da tarde. O mutirão tem sido marcado por longas sessões, como a da última segunda-feira (20/8), que durou cerca de dez horas, quando foram julgados 160 processos.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

TERMOS E CONDIÇÕES PARA PUBLICAÇÃO DE COMENTÁRIOS:

Não serão publicados comentários que:

1. Sejam obscenos ou de linguagem erótica e grosseira
2. Violem direitos de terceiros
3. Tenham conotação de propaganda
4. Demonstrem racismo ou promovam qualquer tipo de preconceito
5. Estimulem a violência
6. Violem a legislação pátria
7. Sejam falsos ou infundados
8. Que não sejam pertinentes ao assunto da matéria