Histórico de vida

Amara de Vasconcelos Alves Santiago, conhecida na intimidade como Mara Santiago, nasceu nesta cidade de Amaraji, no dia 07 de julho de 1930, fez o curso pedagógico na Escola Pinto Junior na cidade do Recife. Começou a ensinar na sua cidade, nomeada pelo prefeito Sebastião Gomes de Andrade, tendo exercido as funções de diretora do Grupo Escolar Dom Luiz de Brito, onde exerceu sua função de professora estadual, até sua aposentadoria. Ensinava com dedicação e amor todas as matérias, especialmente a cadeira de português, sendo amada por milhares de crianças e adultos que tiveram a honra de ser seus alunos. Amara de Vasconcelos Santiago, foi uma das fundadoras do Colégio Cenecista São José da Boa Esperança, onde lecionou português e artes plásticas nos cursos: ginasial, pedagógico, e contabilidade. Filha de Erasmo José Alves e Levina de Vasconcelos Alves, seu pai, homem simples e modesto, destacava-se entre os mais ilustres conhecedores da língua portuguesa, porém não valorizado pelos seus conterrâneos; escreveu vários poemas, e o livro intitulado "Politicagem de Aldeia", que vale a pena ser lido. Amara de Vasconcelos Alves Santiago, promotora das melhores festas sociais de Amaraji, escreveu um livro de poemas denominado "Amaraji Sem Retoques", foi autora do hino de Amaraji, cuja música foi adaptada pelo padre José Leão Lanffermam. Escreveu poesias românticas, liricas, e realísticas, entre outras a intitulada "O Meu Funeral", esta foi publicada e cumprida no seu funeral, em 30 de agosto de 2001. Amara de Vasconcelos Santiago, era de temperamento expansivo, comportamento excêntrico, romântico, realístico. Casou em 06 de dezembro de 1963, com Israel Agostinho Santiago, sendo mãe de três filhos: Ana Paula de Vasconcelos Santiago, psicologa, casada; Helder de Vasconcelos Santiago, comerciante, casado; e Israel Agostinho Santiago Junior, Engenheiro Agrônomo, casado. Era irrequieta, caridosa, bondosa, perdoava à todos, e por todos era perdoada, por sua sinceridade e positivismo. Era espiritualista, temente à Deus. Teve um final feliz, junto ao seu esposo, com dedicação mutua e seus filhos, verdadeiros amigos. Amara de Vasconcelos Santiago, assistia diariamente as 6:00, o culto transmitido pela BAND - Igreja das Graças, ajoelhada fez a oração final, após tomar café, que ela fez questão de servir; as onze horas serviu o almoço a seu marido e sua filha Ana Paula, sentou-se para escrever algo referente ao museu de Amaraji, ficou a sós com Deus; as 12:30 teve um infarto fulminante, e ao ser conduzida ao hospital de Amaraji deixou nosso planeta, era seu dia, aguardamos o nosso dia. Foi uma pedra preciosa que brilhou por muito tempo em Amaraji. Deus a levou, para brilhar na eternidade, junto com os seus anjos em lugar feliz, foi exemplo de vida aqui, e será no além.


quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

MOLEZA. DEPUTADOS DE PERNAMBUCO SEM MUITO TRABALHO

A antecipação da folga carnavalesca dos deputados estaduais, segundo o presidente da Assembleia Legislativa, Guilherme Uchoa (PDT), não prejudicará o trabalho da Casa. O presidente alegou que não havia necessidade de transferir o local das sessões para o prédio anexo durante o período de reformas no piso do plenário, que cedeu durante o velório do ex-deputado federal Gonzaga Vasconcelos, em janeiro. “Entendi que duas sessões a mais ou a menos não atrapalhariam em nada o trabalho da Assembleia. Poderíamos até ficar sentados no anexo tomando café e água, pois não teríamos nada para fazer. Não temos nenhum projeto do Executivo”, afirmou Uchoa.
O presidente reafirmou que a falta de projetos em regime de urgência e a necessidade de reformar o piso foram os motivos para a interrupção das sessões plenárias até o dia 27 deste mês. "As comissões permanentes estão funcionando normalmente, apenas não vamos nos reunir aqui no plenário. O expediente da Casa será normal durante o período”, ressaltou Uchoa.
O presidente disse ainda que não tinha ideia sobre a gravidade do dano no piso e que o prédio, por ser muito antigo, necessita de cuidados especiais.“Eu não posso dizer se é um serviço complicado ou simples, porque ainda não fizemos esse estudo. O departamento de engenharia da Casa realiza um trabalho minucioso pois o prédio é tombado. Ele não tem cimento, nem ferro. Esta prédio é feito de massapê e tijolo batido. O teto é de taipa. Nós estamos com um projeto de outro prédio”, declarou.
A última sessão plenária antes da reforma foi realizada na manhã de hoje.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

TERMOS E CONDIÇÕES PARA PUBLICAÇÃO DE COMENTÁRIOS:

Não serão publicados comentários que:

1. Sejam obscenos ou de linguagem erótica e grosseira
2. Violem direitos de terceiros
3. Tenham conotação de propaganda
4. Demonstrem racismo ou promovam qualquer tipo de preconceito
5. Estimulem a violência
6. Violem a legislação pátria
7. Sejam falsos ou infundados
8. Que não sejam pertinentes ao assunto da matéria